Método Therasuit

O Método Therasuit é um novo padrão de tratamento para a paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.
Método Therasuit

No Brasil há vários pacientes que já comprovaram os benefícios do método Therasuit. No entanto, para um atendimento de qualidade, o tratamento Therasuit exige uma ampla infraestrutura, com salas especiais, equipamentos profissionais e uma equipe multidisciplinar e qualificada.

O Método Therasuit

Método Therasuit é um programa de fisioterapia intensiva, idealizado e patenteado pelos fisioterapeutas Izabela e Richard, na cidade de Michigan/Estados Unidos.

Tudo começou em 1971, nos Estados Unidos, quando médicos da NASA criam uma veste, chamada de Pinguin Suit, composta por uma série de cordas elásticas, para resistir aos movimentos realizados pelos astronautas e imitar os efeitos da gravidade.

Os pesquisadores notavam que ao retornarem do espaço, os astronautas apresentavam um alto índice de fraqueza muscular e fratura. Com o passar do tempo, os pesquisadores perceberam que os astronautas que não faziam o uso da veste, apresentavam instabilidade postural semelhante ao da criança com paralisia cerebral.

Segundo seus idealizadores, o método Therasuit é considerado um novo padrão de tratamento para a paralisia cerebral e outros distúrbios neurológicos.

Já em 1992, na Polônia, a veste Pinguin Suit foi adaptada e passou a ser utilizada com crianças portadoras de paralisia cerebral. Nessa época, denominaram a veste de Adeli Suit. Somente em 2001, na cidade de Michigan, Estados Unidos, é que o método Therasuit foi patendeado.

O casal Izabela e Richard Koscielny, fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, modificaram e adaptaram visando o tratamento de sua filha. Após a comprovação dos resultados, patentearam o método. Assista ao vídeo apresentado pelos idealizadore do tratamento Therasuit.


Fonte: (Suittherapy)

O video que você assistiu acima foi produzido e disponibilizados pelos criadores do método Therasuit. Você pode ver mais Vídeos sobre Therasuit em nosso canal no Youtube.

Programa de exercícios do Therasuit

O Therasuit é um método diferenciado da terapia convencional, pois preconiza a terapia intensiva individual, com sessões diárias de 03 a 04 horas, em 05 sessões por semana, durante 04 semanas. As evidências cientifícas comprovam que pessoas com desordens neuromuscular necessitam de repetição para aprender novas habilidades motoras e ganho de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação para desempenhar as atividades funcionais aprendidas.

Cronograma do Therasuit

O programa de exercícios para o Therasuit aplicado na Clínica Intensiva segue o seguinte cronograma:

  1. Avaliação inicial;
  2. Preparação do sistema músculo esquelético;
  3. Preparação do sistema sensorial;
  4. Preparação do sistema neuromuscular;
  5. Fortalecimento de grupo e músculos específicos;
  6. Exercícios de resistência progressiva;
  7. Treino de equilíbrio e resistência;
  8. Treino de marcha, transferências e atividades funcionais.

Etapas do Therasuit

Durante a execução do cronograma, o tratamento Therasuit possui etapas importantes, das quais podemos destacar:

A Unidade de Terapia Universal (Gaiola)

Através de um sistema de polias e pesos elimina a ação da gravidade, facilitando um aumento da amplitude de movimento, flexibilidade muscular e mobilidade articular.

Gaiola Therasuit

 

A Veste (Suit)

É uma órtese macia, antialérgica e dinâmica. É composta por um boné, um colete, um short, duas joelheiras, tiras para serem anexadas nos sapatos e cordas elásticas, que são ajustadas entre as peças de acordo com a necessidade do paciente. O mesmo fornece informações contínuas aos proprioceptores levando a uma melhora do alinhamento.

A Veste - Therasuit - Tratamentos - Clínica Intensiva

O tronco ganha mais estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades, levando ao ajuste do centro de gravidade. A criança consegue uma postura mais adequada, o que possibilita aprender ou reaprender movimentos funcionais.

O Spider

Possibilita uma suspensão vertical e horizontal, dinâmica, através de um sistema de cordas elásticas fixadas no paciente e na gaiola. O objetivo dos exercícios realizados nesse equipamento é melhorar as habilidades funcionais, trabalhar os sistemas sensoriais, equilíbrio, coordenação e estimular atividades independentes.

Indicações para o tratamento Therasuit

O Therasuit é indicado principalmente para crianças com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento motor, síndrome de down, entre outros.

Em adultos, a aplicação do método Therasuit é indicado para pacientes com sequelas decorrentes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Traumatismo Cranianoonde o tratamento Therasuit têm apresentado benefícios consideráveis.

Dentre várias indicações para o tratamento Therasuit, podemos citar as principais:

  • Paralisia Cerebral (ataxia, atetose, espasticidade e hipotonia);
  • Atraso no Desenvolvimento Motor;
  • Síndrome de Down;
  • Pós-acidente Vascular Cerebral;
  • Traumatismo craniano;
  • Autismo.

Benefícios

Podemos dizer, sem questionamentos, que o método Therasuit melhora a qualidade de vida, tanto do paciente quanto das pessoas que com ele convivem. Esse é o principal benefício apontado por quem já realizou e/ou acompanhou o tratamento.

No aspecto técnico, dentre tantos benefícios do método Therasuit, vamos citar os principais:

  • Aprendizagem Motora;
  • Estabilização e correção postural dinâmica;
  • Estimulação tátil, proprioceptiva e vestibular;
  • Melhora do equilíbrio e coordenação;
  • Permite o desenvolvimento de habilidades motoras globais e finas;
  • Melhora a densidade óssea;
  • Diminui riscos de contraturas e deformidades.  

Therasuit na Clínica Intensiva

Clínica Intensiva, localizada em Limeira-SP, possui toda essa infraestrutura necessária. É uma das poucas clínicas no Brasil aptas a realizar o tratamento Therasuit.

O terapeutas que aplicam o Método Therasuit na Clínica Intensiva foram certificados em Michigan/Estados Unidos, em treinamento com a idealizadora do Método Therasuit, Izabela Koscielny. Isso garante a eficácia do tratamento.

Os benefícios do tratamento Therasuit são potencializados quando realizados por profissionais especializados, em uma infraestrutura ampla e adequada, equipamentos profissionais e equipe de apoio multidisciplinar.

email